10 dicas para eliminar os riscos na pintura de seu carro

Quando falamos em manutenção de automóvel, uma das principais preocupações é a pintura, afinal, a lataria é a apresentação do carro.

Pequenos riscos na pintura podem influenciar até no preço da revenda, por isso separamos 10 dicas para você conseguir eliminá-los. Acompanhe:

  1. Limpeza – O proprietário deve lavar e secar muito bem o veículo, especialmente na área do risco. Borrife água no local para retirar poeira, grãos de areia ou cascalho que podem ter se alojado no local riscado.
  2. Lixamento – Utilize uma lixa de grão 2000 com cautela, pois o objetivo é a retirada da primeira camada de pintura. Lixe somente na direção do risco e durante todo o processo enxágue a área trabalhada. Isso vai servir para ver se o risco diminuiu.
  3. Combine lixas – Caso o risco seja mais profundo que a camada do verniz, inicie o trabalho com a lixa 1500. Em seguida, utilize a lixa 2000, pois ela vai remover os riscos gerados pela lixa mais grossa.
  4. Água – Sempre enxague com água para que a lataria fique completamente limpa e seca. Além disso, utilize tecidos novos para passar no local do risco, pois os panos velhos podem causar novos danos à pintura.
  5. Hora da massa – Aplique a massa de polimento na área do risco. Utilize o disco de polimento para espalhar o produto no local. Esse procedimento vai deixar a superfície lisa e pronta para receber a cera automotiva.
  6. Faça o polimento – De início, faça movimentos laterais com a máquina de polimento. Em seguida, mova o equipamento para baixo. Essa etapa do trabalho pode levar cerca de 5 minutos, mas tudo depende da velocidade da máquina e da profundidade do risco.
  7. Utilize capas automotivas – Elas protegem a pintura, mas são indicadas para automóveis que vão ficar parados por muito tempo.
  8. Passe cera – Encere a área, pois ela funciona como um selante da pintura. Aplique o produto com uma máquina orbital de polimento.
  9. Kit para remoção de riscos – Essa mistura serve para retirar os riscos do automóvel e existem muitas marcas que comercializam este produto. Verifique qual a melhor e aplique sobre os riscos.
  10. Após a chuva, lave o carro com água de torneira – Para preservar a pintura tenha um cuidado especial com a chuva, pois ela contém elementos abrasivos. Jogue água de torneira no carro após a chuva para retirar os agentes prejudiciais à pintura.

Ressaltamos que esses procedimentos devem ser feitos em casos de pequenos riscos na lataria. Boa sorte!